Pulga
PULGA

Pulga é o nome comum dos insetos sem asas da ordem Siphonaptera. As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Estes animais podem transmitir doenças graves como a febre tifoide e a peste bubónica.

Elas afetam normalmente animais de estimação, como gatos, cães, entre outros. Elas dependem do hospedeiro para se alimentarem e se protegerem, permanecendo toda a sua vida nestes e em outros animais. Além de provocarem incômodo pelas picadas, transmitem vermes, parasitas sanguíneos e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida dos animais.

Uma pulga é capaz de pular a um metro de distância, o equivalente, em proporção de tamanho, a um humano saltar o comprimento de um campo de futebol.

Em geral a maior infestação está no ambiente e não no hospedeiro, face às características do ciclo evolutivo. As espécies mais vulgares são Pulex Irritans, Otenocephalides Canis e Xenopsylla Cheopis.

Uma pulga pode colocar cerca de 18 ovos por dia e apenas 20 pulgas num cão podem produzir 360 ovos por dia e mais de 2.000 ovos por semana
Depois da casa ser tratada com produtos de controlo de pulgas, pode levar até duas semanas ou mais para que as pulgas não sejam mais vistas.