As térmitas são insetos que se alimentam de madeira e materiais compostos por celulose. São destruidoras ocultas que procriam no subsolo das estruturas de instalações domésticas, comerciais e industriais.
As térmitas são facilmente ignoradas, no entanto, esta praga pode provocar prejuízos elevados, desvalorizando o seu património em mais de 20%.
A maior parte das estruturas podem ser atacadas, sendo que o seu alimento preferido é a madeira não tratada, causando estragos em vigamentos, pavimentos e rodapés, especialmente nos pisos térreos dos edifícios, colocando os alicerces em risco e assim a sua segurança.
Embora muitas residências estejam muito bem conservadas, isso não impede que venham a sofrer de uma Praga de Térmitas, sendo maior o risco em áreas densamente povoadas devido à grande concentração de edifícios.
O ninho é uma estrutura fixa, desde que as obreiras se desloquem à procura de alimento.
Voltam regularmente à termiteira para darem alimento à colónia.
Esse contacto com o ninho é fundamental e, se não o puderem fazer, morrem.
Os ninhos das Térmitas Subterrâneas estão instalados no solo, a maior parte das vezes:
- Sob tocos ou cepos de madeira em putrefação e restos de madeira de construção.
- Sob troncos de árvores ou postes elétricos.
- Sob áreas húmidas existentes num edifício.
As térmitas necessitam de água para sobreviver, e, portanto, podem encontrar-se em lugares húmidos e madeiras em decomposição.
Podem atravessar placas de cimento através de fendas muito estreitas (juntas de dilatação) e têm tendência para caminhar em fila.